cinema # A guerra dos óscares
Os títulos mais notáveis desta selecção são filmes sobre a América. Um país que acaba e um país que começa. Este país não é para velhos - é para velhos que nascem velhos e que morrem com ar jovem, como Brad Pitt, que atravessa o século americano em O Estranho Caso de Benjamin Button. Teve 13 nomeações para os Óscares de 2009, no ano que parecia pertencer apenas a Quem Quer ser Bilionário. Mas que também é um bocadinho de Milk. (...)
Quanto ao segundo Batman de Christopher Nolan, o realizador não foi nomeado, mas viu o seu Cavaleiro das Trevas receber oito menções, a maioria das quais em categorias técnicas - à excepção da esperada nomeação póstuma de Heath Ledger para Melhor Actor Secundário pela sua encarnação amortalhada de Joker.
E depois, há o anacronismo vitorioso de Milk, que se estreou pouco depois da vitória nas urnas da Proposition 8 que cancelou o recém-conquistado casamento gay na Califórnia. (...)
Milk tem oito nomeações, todas as que importam - melhor actor e melhor actor secundário (Josh Brolin), melhor realizador, melhor filme, melhor argumento original (Dustin Lance Black).
No sector das curiosidades, os nomeados para Melhor Filme e Melhor Realizador coincidem. Danny Boyle estreia-se nos Óscares com o seu Quem Quer Ser Bilionário, Stephen Daldry e The Reader, Ron Howard por Frost/Nixon (já ganhou em 2002 com Uma Mente Brilhante), David Fincher também recebe a sua primeira nomeação por Benjamin Button e Gus Van Sant volta com Milk.
Outra curiosidade, e que já tinha ocorrido nos Globos, é que o casal Brad Pitt e Angelina Jolie está nomeado nas principais categorias de actuação: Melhor Actor por Benjamin Button e Melhor Actriz por A Troca, de Clint Eastwood. O veterano viu o seu Gran Torino ignorado pela Academia, o que não aconteceu a outra resistente - Meryl Streep foi nomeada pela 15ª vez (já ganhou dois), desta feita no papel de freira em Dúvida.
Para Melhor Actor estão também nomeados Mickey Rourke (The Wrestler), Richard Jenkins (The Visitor) e Frank Langella (Frost/Nixon). As restantes candidatas a Melhor Actriz são Anne Hathaway por O Casamento de Rachel, Melissa Leo por Frozen River e Kate Winslet por The Reader. (...)
Os nomeados para melhor filme estrangeiro são A Valsa com Bashir (Israel), A Turma (França) - um dos filmes mais discutidos do ano -, O Complexo de Baader Meinhof (Alemanha), Departures (Japão) e Revanche (Áustria). Na animação, os principais players do sector estão nas escolhas da Academia, que ainda assim ignorou as pressões para que WALL-E estivesse na lista para melhor filme: Bolt, da Walt Disney, WALL-E, da Pixar, e Kung Fu Panda, da Dreamworks. WALL-E é um dos filmes mais nomeados, em seis categorias, seguido de Dúvida, Frost/Nixon e The Reader, todos com cinco nomeações.
A entrega dos Óscares é a 22 de Fevereiro e é apresentada por Hugh Jackman.


Sem comentários:
Enviar um comentário