origem

segunda-feira, março 19

dia do design # Times



A família de fontes Times, uma encomenda feita no ano de 1931 pelo famoso jornal britânico à Monotype Ltd., foi um dos maiores sucessos no desenho de tipos do século XX.
Enquanto Eric Gill desenvolvia a sua GillSans, um tipo humanista sem patilhas, Stanley Morison dava vida a um jornal com um letrinha de corte serifado com o mesmo nome desse jornal: a Times.

Se estabelecermos um critério de grau de utilização, a fonte Times de 1932, utilizada a partir desse mesmo ano, é a fonte mais utilizada em todo o Mundo. Não só por nós lá em casa mas também a nível editorial.
No dia 3 de Outubro de 1932 saíu então a primeira edição do jornal britânico com uma tipografia proposta e aperfeiçoada por Morison. Destaco no entanto o trabalho de Victor Lardent, que ficou na penumbra apesar de ter trabalhado com Morison, dizendo-se até que este é que teve o verdadeiro trabalho de adaptação.
Durante o primeiro ano de vida, esta fonte foi apenas para uso exclusivo do jornal. Sendo lançada depois para o mercado em versões para impressaõ offset e para composição de livros em vários pesos e cortes.
Num curto espaço de tempo a Times tornou-se na fonte mais lida de todos os tempos! Chegando até a ser adaptada, desenhando-se novos glifos para as línguas ditas "russas" (carcteres cirílicos).

ler mais em O Design e a Ergonomia

3 comentários:

Trilby disse...

Muito interessantes, estes teus posts.

Mas agora é Time do Benfica ganhar ao Amadora. ;)
(A graçola podia ter saido melhor...)

CORTO MALTESE disse...

Graçola ou não... é mesmo isso que é preciso!
Time de ganhar ao Amadora!

Unknown disse...

boa! boa! ...ainda bem que recordas VICTOR LARDENT, bem merece ser RECONHECIDO...no entanto, penso que STANLEY MORISON aprendeu com a situação... ih! ih!