origem

quarta-feira, março 7

dia do design # RTP

Diz que a RTP faz hoje 50 anos!
Ando há já algumas semanas a guardar este post para um dia especial. Esse dia á hoje.

AsTeorias de Gestalt dizem-nos assim umas coisas sobre a forma. A forma das coisas e a percepção dessas coisas e tal... umas cenas inteligentes! Mas vamos apenas ao que interessa.
O símbolo que aparece no nosso canto superior esquerdo das televisões lá de casa está assim... digamos... uma merda! Aquele que supostamente é o número 50!
Uma dessas teorias da Gestalt (teorias da forma, Gestalt é um termo alemão que significa forma, e não um gajo alemão como muita gente pensa!), diz que por exemplo, que perante uma forma aberta nós tendemos a fechá-la. Devido a uma espécie de contorno subjectivo, nós completamos a dita forma de modo a obter a sua totalidade. O nosso cérebro tem então que comparar a suposta forma, depois de a termos fechado, com uma outra conhecida. E de preferência sem abiguidade no resultado final, ou seja, termos certeza no caso da RTP que aquela coisa é o número 50!
Uma outra teoria diz que o nosso cérebro tende a agrupar as formas que visualmente nos parecem contínuas (se bem que esta teoria não se aplica na totalidade a este caso). Supondo que se olha para um conjunto de pontos ou linhas, como aquela coisa do "50", podemos entender o padrão de várias maneiras, conforme o agrupamento (agrupamento perceptivo) que fazemos desses elementos. O que determina a forma de organizar um padrão? Em primeiro lugar convém que depois de organizado a sua mensagem não seja ambígua!
Enfim, tudo isto para dizer "Vivam os espertinhos dézáinéres que querem fazer coisas giras!"

9 comentários:

aquele_gajo_do_sporting disse...

Desde que aquela "coisa" apareceu no ecrã lá de casa que eu leio "30"... Será que eles são como as "gaijas" e mentem sobre a idade???? Viva os jeitosos que fazem uns bonecos.

sodona.leide disse...

viva!
ah e tal... fazem bonecos!

Atom Ant disse...

bem observado ;)

Anónimo disse...

Tá visto que andas a ler umas merdas. Tá visto que há mais umas quantas burrices no boneco da RTP. O problema, acho eu, é que apesar de tudo é difícil meter na pinha dos dizainéres da terra que Gestalt não é gajo nem mais que uma teoria, que por isso é um processo fodido porque está sempre em evolução e que ás vezes não há mais paxorra para ensinar. Puta que os pariu que façam a merda que lhes agrada que nós um dia se tivermos paciência dizemos coisas. Meteram-lhes nos cornos que o que é preciso é ser criativo. Que se criativem, de preferência com um estadulho. Não sabes o que é um estadulho? Eu ensino - Pau não aparado.

CORTO MALTESE disse...

Eina! Muito... como posso dizer, hummm... muito elucidativo!
E viva o estadulho!

Trilby disse...

Gostei deste teu post, sôtôr. Eu, que não sou dézáinére, já tinha reparado na falta de graça e na dificuldade de leitura do dito cujo.

Afinal sempre se aprende alguma coisa neste belogue...


;)

Apostol disse...

E quem se rala com essa merda desse símbolo da RTP? O que é que isso contribuí para a nossa felicidade? Mas gostei de ler sobre 'herr' Gestalt... Lá desemburrei um bocadinho mais...

CORTO MALTESE disse...

Tou todo corado com tais comentários...

Unknown disse...

...parabéns pelo(a) comentário/observação, e pelo "trabalho de dézáinér"! VIVAM os dézáinéres!