origem

segunda-feira, fevereiro 5

dia do design # Antoni Gaudi

Como daqui por 15 dias estarei em Barcelona, pensei em dedicar um cantinho deste blog a Antoni Gaudi.
Gaudi (n: Reus, 25 de Junho de 1852 —m: Barcelona, 10 de Junho de 1926) foi um consagrado arquitecto catalão, tornou-se um dos símbolos da cidade de Barcelona, onde se educou e passou grande parte da vida. Grande impulsionador do Modernismo, a variante espanhola da Art Nouveau.
A Arte Nova conheceu várias formas de expressão artística ao longo da Europa. Mais conhecida por Art Nouveau, em França e na Bélgica, pelas mãos de Guimard e Victor Horta, desenvolveu-se na Escócia (Escola de Glasgow) pelo fabuloso trabalho de Charles Rennie Mackintosh, na Áustria (a Secessão Austríaca) através dos trabalhos de Olbrich e Otto Wagner. Um pouco por toda a Europa se fez sentir esta nova estética que atravessou o campo das artes. Desde a Escultura, à pintura, este movimento no entanto destacou-se claramente nos campos do design e da arquitectura.
Um claro exemplo disso é o arquitecto/designer Antoni Gaudi. Claramente influenciado pela arquitectura gótica no início do seu percurso artístico, Gaudi vai-se libertando dessas influências até conseguir criar um estilo completamente inovador. O seu estilo. O estilo catalão. O Modernismo.
Através de métodos pouco comuns de projectar Gaudi ficou conecido por fazer extenso uso do arco parabólico catenário, uma das formas mais comuns na natureza. Utilizando-se também de modelos tridimensionais em escala moldados pela gravidade (Gaudí usava correntes metálicas presas pelas extremidades: quando elas ficavam estáveis, ele copiava a forma e reproduzia-as ao contrário, formando suas conhecidas cúpulas catenárias). Também se utilizou da técnica catalã tradicional do trencadis, que consiste de usar peças cerâmicas quebradas para compor superfícies. Essas peças cerâmicas que estão por toda a obra de Gaudi, foram “recicladas” das lixeiras catalãs.
Ridicularizado por todos os seus contemporâneos, Gaudí encontrou no empresário Eusebi Güell o parceiro e cliente ideal, tendo sido praticamente seu mecenas. Quem não conhece o Parque Güell? Ou o Palácio Güell?
A Sagrada Família, é considerada por muitos críticos da área como a obra mais conhecida de Antoni Gaudí. Apesar de não ter sido acabada pelo artista. O projecto começou quando Gaudí tinha 31 anos de idade e foi o último de sua vida, no qual dedicou os seus últimos 40 anos de vida.

A Casa Milà, também conhecida como La Pedrera, é um outro edifício projectado por Gaudi. Construída entre os anos 1905 e 1907 para Roger Segimon de Milà. É parte do Património mundial da UNESCO, juntamente com outras duas obras de Antoni Gaudí. Um edifício fascinante sem qualquer linha recta!
Gaudi deixou aos seus seguidores uma linguagem completamente nova e inovadora.

As imagens... essas serão partilhadas depois do meu regresso!

(ver mais n'O Design e a Ergonomia)

1 comentário:

sosia da bola disse...

Já agora, foi bem escolhido posto o fim de semana de "Gaudio" do futebol luso....

Não percas a mama do mourinho em http://sosiasdabola.blogspot.com