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segunda-feira, janeiro 15

dia do design # Adrian Frutiger

Harmonia ou Monotonia?
Não falta em nenhum de tipografia agrelha dos 21 pesos da Univers. Desenhada no ano de 1954, um "verdadeiro tipo do século".
Adrian Frutiger criou um leque de 25 fontes que lhe deram fama mundial e que reforçaram o prestígio da Escola Suiça.
O Deutsche Bank escolheu a Univers para utilizá-la como a sua tipografia institucional, Otl Aicher escolheu-a como letra oficial dos Olímpicos de Munique, os correios holandeses, PTT, também o fizeram para a sua sinalética. Os caminhos de ferro holandeses e a KPN Telecom idem. O Stedelijk Museum de Amsterdão usa exclusivamente a Univers na composição de cartazes, programas, anúncios e folhetos promocionais.
Apesar de muito geométrica a tipografia de Frutiger apresenta um elevado índice de legibilidade a grandes distâncias. Para além do sucesso chamado Univers, o type designer, criou também a tipografia para a sinalização do Aeroporto Charles de Gaulle em Paris: a Frutiger.
Apesar de inicialmente ter sido apenas desenhada para o aeroporto referido, foi mais tarde aplicado em diversos sistemas de sinalização de espaços complexos. No ano de 2003, uma variante desta letra, a Astra-Frutiger, foi desenhada e aplicada no sistema de sinalização viária da Suiça.
Para Jeremy Tankard, o tipo de letra Frutiger tem um elevado nível de legibilidade para um sistema de sinalização, permitindo um reconhecimento objectivo da forma da palavra.
Este tipo de letra é uma descendente da Univers, mas que apresenta o caractére mais aberto (ex: letras “c” e “e”) e hastes ascendentes e descendentes mais longas o que permite uma leitura mais optimizada de textos, principalmente em situações de stress.
Para além de tudo isto, apresenta muitas variantes que vão desde o regular, ao itálico, do bold ao semi-bold, assim como do condensado ao expandido.
Uma referência para todos os projectistas.



(ver mais n'O Design e a Ergonomia)

1 comentário:

Anónimo disse...

Quando se aprende, aprende-se...