origem

sábado, julho 16

TAP. 01

Este será o último post temático, por agora!
Em período de férias não há dézaines para ninguém... e como nas férias gosto de ir ali à paragem e apanhar um avião e zarpar para outras terras e culturas, aqui fica a evolução do logo da TAP e uma pequena história da empresa. Lá para Setembro ou Outubro, este post ficará completo com a explicação conceptual, formal e cromática dos logos.
Até lá!
Image hosted by Photobucket.com
01_ Logo da AP-Aero Portuguesa, 1934.
02_ Primeiro logo da TAP, 1945.
03_ Segundo logo da TAP, 1947.
04_ Terceiro logo da TAP, 1954.
05_ Uma variante do terceiro logo da TAP, também de 1954.
06_ Quarto logo da TAP, 1979.
07_ Logo actual da TAP, 2005.


A TAP é criada em 1945 (14 de Março) por Humberto Delgado. No mesmo ano, adquire os seus primeiros aviões.
A TAP transforma-se em sociedade anónima em 1953 e, cinco anos depois, regista já importantes indicadores. Ultrapassa um milhar de trabalhadores, 14 mil quilómetros de rede, 10 mil horas voadas e 64 mil passageiros.
A guerra colonial não impede a TAP, que se vira para destinos europeus e para o Brasil, de continuar a crescer. Ao longo das décadas de 60 e 70 inaugura várias delegações e múltiplas linhas. Atinge, em 1964, um milhão de passageiros transportados desde o início da sua actividade e, anos depois, transfere os seus serviços para o aeroporto de Lisboa.
A TAP inicia a década de 80 com uma profunda alteração da sua imagem e cria a classe executiva. Em 1984, a companhia transporta, pela primeira vez num só ano, dois milhões de passageiros. Vivem-se tempos de modernização, também ao nível da frota: recebe o primeiro A310 (1988), mas é na década de 1990 que entra definitivamente na era Airbus.
É a décima maior empresa portuguesa e a quinta maior empregadora nacional. No primeiro trimestre de 2005, completando 60 anos de existência, a companhia renova a sua imagem, ao mesmo tempo que se integra na Star Alliance, a maior aliança mundial de companhias aéreas.

4 comentários:

Anónimo disse...

deves ter tirado isso de lagum trabalho de uns alunos teus não... chama-se trabalho simplificado!

Anónimo disse...

Where did you find it? Interesting read cosmetic tubes Radionics fire alarm panel d8112 Protonix ulcer Inkjet stationery Designer eyeglasses dior 24 hr fitness centers Orchard mastercard Mitsubishi vs-5061 parts

Anonimous Bosch disse...

Olá!
Deves gostar pouco de aviação deves!...Só os tolinhos da aviação andam a fazer essas pesquisas!
Foste ao site da tap?
Ao menos mete umas fots pá! Vai ao airliners.net.
1 abc

Anonimous Bosch disse...

Fazes-me 1 favor? Envia-me o link da página de onde tiraste os logos da TAP.
Obrigado