origem

sábado, julho 9

AEG

Image hosted by Photobucket.com
No ano de 1883 é criada a AEG, “Allgemeine Elektricitats Gesellschaft”, uma companhia de electricidade alemã, propriedade de Mr. Rathenau que obteve uma patente do sistema de Edison para produzir lâmpadas incandescentes.
A AEG cresceu e modernizou-se e acabou por apostar também nas áreas da electrónica e das telecomunicações.
A empresa começou por ter um apenas símbolo que se destinou apenas a estar presente na entrada da empresa, entrada essa utilizada pelos empregados.
Este símbolo foi usado até 1907, altura em que Peter Behrens (1868-1940) começou por trabalhar como consultor artístico da AEG e com as suas ideias inovadoras em “corporate design” foi o primeiro designer a desenvolver um programa integrado em identidade corporativa.
Os designers envolvidos nesta empresa desde o seu início foram Franz Schwetchten (1886). Após colaboração deste alemão foi a vez de Otto Eckman redesenhar a marca no ano de 1900. Chagado o ano de 1907 Peter Behrens faz então o primeiro grande projecto de identidade corporativa que temos conhecimento, para a AEG.

3 comentários:

Marvin disse...

Peter Behrens, um dos pais do design como o conhecemos.
Só estranho como ainda não foi falado por aqui antes..

Um grande senhor de facto.

CORTO MALTESE disse...

por acaso foi... numa série de posts entitulada "as variações do alfabeto moderno", mais propriamente no "Movimento Arte Nova".
Andamos a dormir, ou pura e simplesmente distraídos e a precisar de férias!
:)

Marvin disse...

Dormir???
Desconheço tal verbo!!!
Esse e o "Descansar"!!!