Eric Gill, designer tipográfico
Um post para aquele que desenhou a mais civilizada das letras…
Tipógrafo, escultor, gravador, e ilustrador; foi uma personagem extraordinária e prolífica, sendo um dos mais controversos e conhecidos artistas de Inglaterra.
Nasceu no dia 22 de Fevereiro de 1882, em Brighton, no seio de uma família de artistas onde Eric Gill se destacou. Desde cedo demonstrou uma enorme aptidão para o desenho e durante os seus estudos os seus gostos viraram-se para a arquitectura, a música e claro o lettering. Eric Gill era apaixonado pela ordem, tendo como princípios básicos, a verdade, a beleza, a prudência e a arte; princípios estes que se reflectiram no seu trabalho como tipógrafo.
O interesse de Gill pelas letras sem patilhas remonta a 1916, quando teve oportunidade de trabalhar com Johnston, um antigo professor. Após colaboração conjunta com Johnston e após uma quantidade de apontamentos, críticas e ensaios, este chegam às mãos de Stanley Morison, tendo este convencido Gill a conceber um novo tipo sem patilha. A moda alemã e a influência da escola de Gropius chegara finalmente a Inglaterra. Este tipo, ainda hoje utilizado em inúmeras publicações, o Gill Sans foi também usado pela LNER (London and North-Eastern Railway) para toda a publicidade e informação das suas 2 mil estações.
Os tipos de Gill não se resumem ao Gill Sans, desenhou também um outro tipo com enorme legibilidade onde se destacou na altura “o toque refinado da patilha”. Um tipo romano de nome Perpetua.
“O desenho de letra é uma arte de precisão e estritamente sujeita aos valores tradicionais. A noção da arte moderna de se poderem fazer letras com qualquer forma é tão absurda como noção (se alguém a tem como tal) como fazer casas da forma indistinta que apeteça. Impossível, a menos se vivermos somente para nós próprios, numa ilha deserta.”
Bibliografia:
Eric Gill, Ensaio sobre tipografia
20 alfabetos tipográficos de vinte designers do século XX
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