origem

sábado, abril 23

Psicadelismo e Movimento Punk

Image hosted by Photobucket.com
Entre a década de 60 e 70 atravessou-se o chamado período psicadélico, iniciado a partir do ambiente musical alucinante da costa oeste americana. O tipo Sabon de Tschichold é exemplo de uma fonte criada sob influência deste movimento, que de algum modo revisitou as formas retorcidas e organicistas da Arte Nova.
Foram igualmente influenciados por este movimento os designers Donald Jackson e Herb Lubalin. Este último criou a editora Typeface Corporation em 1970, e a célebre fonte Avant Garde. Os anos 70 caracterizaram-se por grande efervescência tipográfica aplicável, principalmente à publicidade. Um dos principais expoentes da tipografia psicadélica foi Victor Mocoso, cujo trabalho se baseava na banda desenhada e cartazes de circo. Este designer procurava inverter as regras clássicas, usando textos ilegíveis, cores vibrantes e tipos com serifas e peso alterados. Nesta época destaca-se ainda o trabalho desenvolvido pelos designers Tom Carnase, David Quay, Ricardo Rousselot e Jean Larcher.
No final da década surge o Movimento Punk, movimento de contestação, que apesar das divergências com a estética anterior também foi buscar recursos gráficos a uma cultura underground, que se reflectia principalmente na música e em pequenas fanzines. O seu look era agressivo e sujo, sendo o design oficial deste movimento representado por revistas como a I-D e a The Face.