A tipografia no movimento Arte Nova
De 1880 até à 1ª Grande Guerra Mundial, a Arte Nova foi dos movimentos artísticos mais marcantes, caracterizada pelo seu estilo ornamental, orgânico e assimétrico, que se estendeu a todas as artes inclusive a tipografia.
Com fortes recursos naturalistas, os tipos da época distinguem-se pelas suas linhas intrincadas que embora tenham sido objecto de algum revivalismo nos anos 60, não são utilizadas frequentemente.
Há que referenciar dois designers alemães que influenciaram fortemente o design de tipos deste período, foram eles Otto Eckmann (1865-1902) e Peter Behrens (1868-1940).
Os tipos criados por Eckmann eram decorativos e ornamentais e foram utilizados em vários livros. Em 1900 a "Rudhardschen Type Foundry" produziu um tipo com 16 variantes e foi na altura uma novidade tipográfica; foi chamada de "eckmann typeface".
Peter Beherens em 1902 desenhou a"behrens typeface". Começou por trabalhar como consultor artístico da AEG em 1907. Com as suas ideias inovadoras em "corporate design" foi dos pioneiros a desenvolver um programa integrado de imagem corporativa.
Refiro ainda um designer desta época que apesar de não ser tipógrafo tirou bastante partido do uso da tipografia nos seus famosos cartazes com a Sarah Bernhardt, que foi Alphonse Mucha.
3 comentários:
Mais uma interessante lição.
Está-se bem aqui.
Bom fim de semana
Não são lições, são apenas textos de uma das minhas grandes paixões: a tipografia!
Mas... obrigado na mesma, de facto um incentivo para continuar!
1 Abraço.
Very cool design! Useful information. Go on! » »
Enviar um comentário