origem

terça-feira, março 15

Modern style


O estilo de tipos criados no século XVIII e princípios do século XIX é denominado de Moderno ou New Antiqua. As fontes modernas passam a ter um contraste muito superior às de transição atingindo os limites de legibilidade e de execução. As serifas são longas e o traço horizontal. Devido ao alto contraste e à falta de curvaturas, este tipo é muito rígido, elaborado e anti-formal.
O nome mais marcante deste período foi o tipógrafo italiano Giambattista Bodoni, que rejeitou a profusão de orlas e ornamentação, defendendo o estilo clássico, sóbrio e simétrico. Editou três Manuais Tipográficos nos quais defendeu que a beleza dos textos residia na beleza da letra que assentava por sua vez em quatro virtudes fundamentais: Regularidade, Limpeza, Bom gosto e Graça.
Bonito contraste entre claros e escuros, próprio de qualquer texto escrito por uma pena bem aparada e bem manejada. (…) As letras são graciosas quando não parecem escritas com falta de interesse ou com pressa, mas com empenho ou esforço, com felicidade e amor”. in Manuale Tipografico de Giambattista Bodoni
De salientar também neste período os trabalhos dos modernistas Firmin Didot e Walbaum, que fecham a era da tipografia artesanal.

Sem comentários: