origem

segunda-feira, fevereiro 28

Junho de 1938...


Espírito Santo faz o sétimo golo para o Benfica... Este jogo, realizado no Estádio da Luz no ano de 1938 terminou com um resultdo histórico de 7-0 para o Benfica! Sigam o exemplo! Se bem que para ganhar o jogo logo à tarde vamos precisar da ajuda de um outro Espírito Santo...

Artista e Designer

O artista trabalha com a imaginação e o designer com a criatividade.
A imaginação é uma faculdade de espírito capaz de criar imagens mentais diferentes da realidade, imagens essas que podem ser irrealizáveis em termos práticos.
A criatividade por seu lado, é uma capacidade produtiva em que a razão e a imaginação operam em conjunto, e da qual, por conseguinte, resulta sempre algo realizável.
Com a imaginação, o artista, vê o que pensa, vê se o quiser, a obra já concluída. Noutros casos pode até ir trabalhando a sua obra mantendo sempre em alerta a fantasia, que lhe vai sugerindo os passos a dar, até que em certa altura o artista “sente” que a obra está concluída.
Recorrendo à criatividade, o designer, após analisar o problema, procura uma síntese dos dados fornecidos a fim encontrar a melhor solução, uma solução que se quer inovadora e inédita.
Pode dizer-se até que o artista por vezes menospreza o público, trabalhando para si próprio, enquanto que o designer trabalha para o agrado da sociedade. O designer tem que ser compreendido pelo público, enquanto que o artista, no campo da arte pura, pode fazer o que entender sem ter que se preocupar com o receptor das suas obras.
O sonho de um artista é ocupar um lugar num Museu.
O sonho de um designer é ocupar um espaço numa loja ou parede do seu bairro.

Adaptado de “Artista e Designer
de Bruno Munari

Português sofre

Este texto chegou-me por e.mail e acho que devo partilhar, pois é deveras interessante...

"Lembram-se de quando Durão Barroso (e o seu Governo) retiraram o abono defamília aos que ganhavam acima de determinado montante porque, obviamente, não precisavam daquele abono ?
Pois é ! Vejamos o "pequeno" pormenor abaixo: Durão Barroso (perdão, José Barroso porque o actual presidente da ComissãoEuropeia rebaptizou-se politicamente em Bruxelas) tem os seguintes proveitos:
Salário base mensal - 22 200 euros
Subsídio mensal de habitação - 444 euros
Despesas de representação . 1 418 euros
Abono mensal para a esposa . 149 euros
Abono de família por cada filho . 260 euros
Ajudas à escolaridade dos filhos . 443 euros
Subsídio de instalação na nova casa . 3 330 euros
Mudanças, viagens e seguros . Tudo pago
Viatura de função com motorista
Cozinheiro pessoal e empregados de copa
Vamos a ver se eu percebo. Os nossos ordenados são demasiado gordos para umabono de família, mas o presidente da comissão europeia tem direito (por cada filho) a mais de 65% do ordenado mínimo nacional português? Como se sentirá agora o Sr. José Barroso ao receber, por dois filhos, um subsídio mensal bem superior ao ordenado mínimo em Portugal? Presumo que se sente bem. Afinal, Bruxelas não tem nada a ver com esta tanga mesquinha chamada Portugal. Por isso é aguentar, pessoal, que estes pequenos pormenores são apenas miudezas que se limitam a fazer a diferença entre a tanga e o tango."

sexta-feira, fevereiro 25

Eliminado! O glorioso sucumbiu!

Pois foi... durante o espectáculo recebi um sms (como bom portuga, é óbvio que eu não desliguei o telemóvel, eu e toda a gente) que dizia: "Muito foguete e pouca festa... 2ª feira será melhor."
DAÇ! E qual é a desculpa desta vez? Somos uns nabos é o que é! E depois querem que o povo vá aos estádios...
Enfim... já me habituei a perder... 10 anos é de facto muito tempo para nos habituarmos!
Acho que a última vez que fomos campeões nacionais ainda jogava o Eusébio...

Até se me arrepiaram os pelos do rabo...

Há já muito tempo que não me sentia como se senti ontem à noite. Fui assistir ao espectáculo "Lord of the Dance", no Coliseu dos Recreios.
Foi fantástico!
Tau, pau, zau, tunga, pumba, zumba, pau, pau, tau!!
Até se me arrepiaram os pelos do rabo! E várias vezes...

E as gajas? Pode-se dizer que eram um verdadeiro "cê cedilhado", um verdadeiro DAÇ!
Boas mas boas... bailarinas, claro!

quinta-feira, fevereiro 24

O poder da marca


De facto existem marcas que a sua forma linguística se adapta a qualquer língua e qualquer cultura. São exemplo disto a BP, a Carlsberg e como se vê a MacDonalds.
Problemas de comunicação? Náááá...
O designer resolve!

Barcelona 2 . Chelsea 1

José Mourinho é um visionário...
Conseguiu prever a constituição da sua própria equipa (o que não era difícil!), conseguiu prever a constituição da equipa adversária, conseguiu mudar a sua vida em apenas 9 anos, enquanto que o jornalista que lhe fazia perguntas continua na mesma (segundo palavras do técnico do Chelsea)...
Enfim, acertou em tudo menos no resultado!
Ninguém é perfeito, certo?

O novo governo

Os Convites começam hoje
José Sócrates dá hoje início a mais uma dura batalha: escolher pessoas para dirigir o país mas com a agravante de não puderem ir de férias para S. Tomé e Príncipe.
Acho que vou dar o meu contacto ao Zé... eu nem sequer gosto de viajar de avião!

quarta-feira, fevereiro 23

Lábios


Sensualidade? Beijo? Desejo? Erotismo?
Ou são as palavras aquilo que mais interessa?

Violência doméstica

O número de queixas de violência doméstica desce pela primeira vez em 5 anos!
Fantástico!
Das duas, uma: ou os homens portugueses deixaram de se queixar (ou seja, deixaram de levar na tromba!) ou as ucranianas e as brasileiras residentes em Portugal (que são muitas) ou não apresentam queixa ou gostam de ser violentadas!

terça-feira, fevereiro 22

O Gótico


Durante a Idade Média o gótico foi o tipo de escrita mais utilizado, também denominado de blackletter.
De estrutura comprida, angulosa, requebrada e fina, com serifas retorcidas e capitais ricamente ornamentadas, o gótico no seu conjunto resultou em formas muito difíceis de ler. Por outro lado era de escrita fácil e rápida e permitia um bom aproveitamento do papel.
Nos países nórdicos adoptou o nome de TEXTURA, letra muito estreita e negra e no Mediterrâneo chamaram-lhe ROTUNDA, uma letra com características mais arredondadas.
Nesta altura (Idade Média) o itálico começa a ser utilizado como forma de escrita cursiva, funcionando no entanto, como uma entidade completamente diferenciada da regular.
A escrita começa então a adquirir uma variedade enorme de formas.
A imagem aqui apresentada é uma das páginas da "Bíblia de 42 linhas" de Gutenberg, datada de c. 1454 impressa com uma tecnologia inventada pelo próprio: um sistema impressor que funcionava com caracteres móveis de chumbo, o que permitia elaborar palavras, frases, linhas, colunas e páginas de texto para uma impressão em série. Estes caracteres de chumbo permitiam uma maior durabilidade deste material em comparação com a madeira.
Podemos sempre reflectir o seguinte: se a madeira se gasta o chumbo também. E então? A vantagem é que os caracteres de chumbo eram produzidos numa só forma, inicialmente de latão, com chumbo em estado líquido e na madeira tinha que talhar-se caracter por caracter.
E ainda dizem que a roda foi a melhor invenção do homem...

Futebóis


Não, não vou comentar o meu Benfica!
Retrato aqui a inutilidade das tardes domingueiras... 22 gajos a correr atrás de uma bola e 3 bonecos a controlar o jogo, e um desses é aquele pobre árbitro auxiliar (há que chamar as coisas pelo nome!) ali, ora parado ora a correr em cima da linha lateral em vez de estar a ver o chiado terrasse onde passam sempre aqueles filmes pela 5ª ou 6ª vez...
E repare-se que o marcador electrónico estava avariado!!

segunda-feira, fevereiro 21

Domingo...

A única diferença deste Domingo (ontem) para todos os outros que passaram foram apenas duas:
1ª O meu clube finalmente venceu um jogo fora :
Murteirense 3 - Algueirão 1
2ª Exerci o meu direito de cidadão ao contribuir para a escolha dos totós que vão governar e orientar este país.
Eu votei. Desta vez votei a sério. Não votei em branco nem fiz bonecada ordinária onde normalmente se lia "VOTEM NO ZÉ". Não. Desta vez votei mesmo... E para quê? A abstenção continua quase "com maioria assoluta" e vamos ter durante 4 anos uma ditadura democrática ou se preferirem uma maioria absolutista.
Esses totós socialistas vão governar sozinhos e cada vez mais com ideologias muito à direita.
Enfim como dizia ontem um grande amigo meu, universitário e que limpou o 1º semestre todo e com um 14 a matemática, comentou comigo logo a seguir à 12ª imperial:
- Tu és um seca-adegas!! E não votaste no PDS!!
De facto ele tinha razão em tudo, sou aquilo que ele referiu e não votei no PDS... O Partido Do Sexo é de facto o que apresenta melhores soluções para um país que já se encontra todo f*dido!

Fomos nós que escolhemos... nós portugueses!
Basta esperar para ver e rezar... rezar muito!!

sexta-feira, fevereiro 18

White Rabbit


Este é o "White Rabbit", personagem conhecida de toda a gente, sempre a correr, sempre sem tempo, sempre atrofiado, sempre atrasado...
Uma criação do matemático e escritor inglês Lewis Carrol para "As Aventuras de Alice no País das Maravilhas". Este personagem encontra-se hoje personificado em todos os alunos (ou quase todos) que tenho o privilégio de conhecer!
A característica principal deste personagem é o facto de conseguir sempre concretizar os seus objectivos...

Pensamento do dia...

"Mais vale morrer de pé, do que viver toda a vida de joelhos!"
por Mário Marques

Então e... será que esta boca se aplica a toda a gente e de qualquer actividade profissional? Eu duvido, mas...

CSKA 2 . GLORIOSO 0

Acho que devia dizer algo sobre o meu Benfica, mas de facto a vontade não é muita!
Os benfiquistas foram completamente congelados pelos russos e o sr. Trapattoni que não venha dizer " ah e tal... o relvado estava em más condições!"
Enfim... italianices...

Os primeiros alfabetos


No Egipto por volta do ano 1500 a.C. já estava estabelecido um alfabeto de 24 símbolos consoantes, mas são os Fenícios, cinco séculos mais tarde que adaptam o primeiro alfabeto, através das tribos semitas do Norte e o introduzem lentamente no Ocidente.
Os Fenícios inventam os primeiros escritos simplificados com 22 símbolos: um alfabeto com imagens estilizadas de objectos correntes. E também estes apenas representavam as consoantes.
No ano de 900 a.C. o alfabeto fenício chega à Grécia e os gregos aperfeiçoam-no introduzindo-lhe os chamados sons vocálicos, ficando assim este alfabeto composto por 24 letras vogais e consoantes.
Este alfabeto virá influenciar escritas como o Etrusco dando este origem ao alfabeto Latino, cujos primeiros documentos que se conhecem datam do final do século VII a.C.
O alfabeto Romano era muito idêntico ao actual. Os estilos mais frequentes na época eram o quadrata, maiúsculas quadradas originalmente cinzeladas em pedra; a cursiva, nome que se dava à inclinação das maiúsculas; a rústica, uma versão de execução mais rápida e menos formal. É também na Idade Média que as letras de caixa baixa são desenvolvidas de uma forma diferente das de caixa alta.

As variações do alfabeto moderno


O alfabeto sofreu várias alterações ao longo dos tempos, até se tornar o que é hoje, como o conhecemos, como o lemos e como o escrevemos.
Vou iniciar uma série de textos sobre este tema, tentando abordar o máximo de alfabetos possíveis. As variações no tempo, a diferença de culturas e os avanços tecnológicos marcaram de facto a evolução de uma invenção que eu considero a mais importante de todos os tempos: o alfabeto.
Há no entanto que referir que as primeiras formas de escrita remontam à pré-história; eram sinais usadas para a transmissão de pensamentos registando factos, vontade e sentimentos. Por volta de 600 a.C. surgem os primeiros vestígios em forma de ideograma (período mnemónico), objectos que serviam para assinalar caminhos, avisar de perigos ou recordar algo. De seguida surge-nos o período pictográfico, onde vários símbolos representavam uma história e onde o desenho figurativo se transformava em algo simbólico. Uma evolução desta forma de escrita foram os ideogramas, em que a escrita pictográfica se transformou numa charada ou na decifração de um enigma. Os hieróglifos (cretenses, ititas e do vale do indo) surgem por volta de 3000 a.C., em que cada som ou fonema é representado por um ou mais desenhos.
Mas centremo-nos no período a partir do ano de 1500 a.C., ou seja após a invenção da escrita hieroglífica.

quarta-feira, fevereiro 16

Chupar e Morder?


Porque não chupar e morder? Eu gosto! Quero dizer, depende do que me surja pela frente!
Agora, chupar e morder associados a produtos para crianças? Que violência!
Pobres crianças... Só se este tipo de produtos tem como target os adultos... o que eu duvido! Se bem que alguns compram e gostam, ai gostam, gostam!

terça-feira, fevereiro 15

Dar ou não dar...

Comemorou-se ontem, dia 14 de Fevereiro... o Dia Europeu da Disfunção Eréctil!!
Meu Deus!! E pelo terceiro ano em pleno dia dos namorados!
Data apropriada, não? Bem, quem não conseguiu dar nada, espero que pelo menos um postalito tenha dado...

Maldivas! Barcos e pôr-do-Sol.


Os "Donni" são as embarcações típicas das Maldivas utilizadas pelos pescadores e pelos empreendimentos turísticos para levar os visitantes a passeios. Nós também fomos, numa pescaria durante a noite... que seca! Pandora pescou um peixe tipo "jaquinzinho", e eu ... não pesquei nada, pelo menos no barco!
Fomos também ver o pôr-do-Sol em alto mar e "nadar" com os golfinhos! E fomos mesmo!

Maldivas! BBC vida selvagem!


Conseguimos fotografar algumas espécies estranhas que por lá circulavam, as raias na praia, umas espécies raras que falavam italiano e que tinham uns belos implantes mamários... o gajo é que não sei que porra estava ali a fazer deitadinho, sossegadinho ao pé de 6 BELAS MAMAS!!!
Ahhh!... na outra foto sou eu! Mais uma espécie estranha...

Maldivas! Fotografias artísticas.


As flores e os coktails eram fantásticos... e a minha Pandora também!

Maldivas! Diversão nocturna? Que diversão nocturna?


Neste resort em que ficámos (sim, para estes locais é sempre bom sermos pelo menos dois!) a única diversão nocturna era má e acabava cedo (ou não!)! Ou eram corridas de caranguejos ou eram o visionamento de filmes tipo "Finding Nemo" enfim, nada como uma boa discoteca portuguesa! (Nem acredito que escrevi isto!)
Aqui estão os bares onde normalmente íamos ou à noite ou durante a tarde, onde bastava levantar o braço e mostrar a milagrosa pulseirinha.

Maldivas! Terra das palmeiras, dos coqueiros e da areia branca.


Os resorts desta região do oceano Índico oferecem como cartão de visita a sua beleza natural.
E claro, o elevado preço das viagens...

Maldivas! O paraíso por excelência…


Aqui estão algumas das fotos tiradas no verão de 2004, mais propriamente no período de 14 a 28 de Agosto... e já lá vão 6 meses...
Penso que a época (14 de Fevereiro) é apropriada para recordar!
O nº 204 era o local onde dormíamos e isso não vos interessa!
É de reparar na cor da areia e do mar.

sexta-feira, fevereiro 4

Reflexão pós-debate...


Qual é o preço de um bilhete de avião para o Luxemburgo?
Só de ida, por favor...

Debate, qual debate?

Poizé! A tradição já não é o que era...
Sem insultos, sem gritaria, sem "ah desculpe lá... não, não, isso não é bem assim"...
Santana e Sócrates foram uns moles!! Pelo menos uma coisa foi igual a todos os outros debates: o zé povinho continua sem ser esclarecido nestes pseudo-debates onde se continua a perder tempo em discussões que não são prioridade para a situação (pouco) económica do país!
O Santana é a favor da eutanásia! E?? Será que ele vai fazer uso dela?
É que nem umas caralhadas disseram...

quinta-feira, fevereiro 3

Estacionamento ou uma outra coisa qualquer?


Bicicletas! Por excelência o meio de transporte holandês... Mas, e o estacionamento? E encontar a nossa bicicleta igual a todas as outras no final de um dia de trabalho? Muito cansativo... E estes apoios para estacionar? Sugestivos... fálicos... eróticos... pornográficos, não?
Acho que estou a ficar (ainda mais) maluco! Para onde me viro só vejo sexo... será normal?

Gerrit Rietveld


O design holandês no seu expoente máximo no início do séc.XX através do talento de Gerrit Rietveld. Arquitecto e designer repensou o espaço de uma forma completamente inovadora para a época (e provavelmente também nos dias de hoje seria inovador, estranho não?) através de um conceito simples do uso do espaço de uma forma diferente com placas / paredes amovíveis, onde a habitação se adapta ao utente e não o contrário.
Design de equipamento segundo o princípio de "less is more"... muito actual, portanto!
Enfim... até a cor é pensada de uma forma diferente tanto nos seus objectos como espaços por si projectados...

Sinalização holandesa


Apesar da complicação da língua é de referir que este sistema de sinalização ganhou um prémio internacional na área do design urbano... Os meus parabéns!
Leitura fácil e directa, um bom sistema cromático e muito bem desdobrado. Um belíssimo tipo de letra desenhado por Erik Spiekermann, a Meta, e claro suportes de fácil manutenção e que permitem uma actualização, sempre que necessário, por placa sem ser necessário substituir o suporte! É assim que se trabalha a orientação na rede viária holandesa...
Muito bom, mesmo muito bom!

Curiosidades holandesas...


Rabobank?
Vou ao rabo?
Vou fazer um depósito no rabo?
A banca holandesa precisa de uma pequena reformulação... acho eu!!

E quem é este Kuifje?
É o nosso Tintin?
Meu Deus... que língua estranha!

Holanda de novo...


Em relação ao tema do último post... esqueci-me de publicar o que de melhor há na Holanda... Sugestivo, muito sugestivo...

Holanda_Set.2004


País de gente interessante... Onde todos falam pelo menos 2 línguas e sabem que Portugal não é nem uma província nem a capital espanhola!! Seleccionei aqui algumas imagens do que se pode ver na Holanda, mais propriamente em Utrecht.
Bonito, não??

quarta-feira, fevereiro 2

Tomba Gigantes

O Benfica arrisca-se a ficar na história da Taça de Portugal se conseguir eliminar o Beira-Mar.
Depois do Sporting... o Beira-Mar!
Se o Benfica ganhar (como eu espero... e rezo para isso!!) poderá ser considerado o Tomba Gigantes da edição 2004/2005!

Publicitar ou não publicitar...


Será mesmo verdade? Será que a cerveja ajuda e ter sexo ou será que ajuda durante o sexo? Ou será que ajuda, e isso sim, a acabar a noite sozinho e a gregoriar num canto qualquer da cidade?

Salas de tortura

O que é uma sala de tortura?? Para que serve?? (esta é fácil!) Quem as frequenta??...
Enfim, mil e uma questões se colocam sobre estas ditas salas de tortura, que vou tentar esclarecer ou no mínimo complicar!
Existem as salas de tortura localizadas nos hospitais e centros de saúde: as salas de espera, normalmente frequentadas por novos, velhos (muitos) e pessoas doentes (imagine-se!) Existem também as salas para fumadores nos aeroportos que se mais se parecem com uma imitação ou reprodução fiel das paisagens escocesas ou inglesas devido ao intenso nevoeiro que se faz sentir nesses locais (ou seja, não se vê um boi!)
E para políticos? Existem? Onde ficam?... Em qualquer local onde eles se encontrem... Se estão num café as pessoas passam e rosnam... se estão numa sala de debate ou entrevista de um canal de televisão (onde alguém faz perguntas politicamente correctas) estes conseguem auto-torturarem-se (se é que isto se pode dizer...) ao fazerem-se passar por eles próprios, ou seja, uns totós que só se contradizem e se espalham ao comprido!
Existem de facto milhares de salas de tortura...
A minha, a que eu frequento, não é que seja "mesmo minha", vou lá... às vezes... assim uma vez por outra... é uma sala só com bicicletas e uma monitora com belos acabamentos e um belíssimo design biológico, que se senta exctamente na bicicleta que está à minha frente...
Esta sala também é frequentada por outras pessoas que são no mínimo parentes muito "próximas" e que sairam da mesma linha de montagem da monitora!!!
Torturem-me!!

A política de outros tempos...

Um grupo de académicos concluiu, de forma irrefutável, que Cristovão Colombo era Santanista: partiu sem saber para onde ia, chegou sem saber onde estava, regressou sem saber de onde vinha. Tudo isto à custa do dinheiro dos outros!...

Pelo menos esse tal de Cristóvão partiu para o outro lado do oceano...

Poesia Matemática!

Esta reflexão, ou que lhe quiserem chamar, chegou-me por e.mail...
Einstein (outra vez ele!!!) elaborou o seguinte texto, que pode ter como destinatário todas as mulheres (todas não só as giras e as que são sexualmente MUITO apetecíveis) que possam eventualmente conhecer...

"Quem 60 ao teu lado e 70 por ti,
vai certamente rezar 1/3
para arranjar 1/2 de te levar
para 1/4 e ter a coragem de te dizer:
20 comer!!!"

terça-feira, fevereiro 1

P.I.L.A.

Ora aí está algo sobre o qual devemos sempre reflectir...
Esta P.I.L.A. surgiu hoje de manhã numa conversa, imagine-se, de vão de escada, com um amigo meu. Enfim ele defende que esta P.I.L.A. é pura e simplesmente o "Partido Independente de Lisboa e Arredores"...
Será que é mesmo??
Deixo ao vosso critério.

A primeira imagem...


That is me!

Quem é este Corto Maltese?

De signo carneiro, Corto é um ser (quase) humano do sexo (gosto!!)masculino que vive o dia-a-dia. Pessoa de inúmeras paixões, não hesita em partir à descoberta de países, cidades, locais, sítios...
A pintura e a fotografia, para além das viagens, são as paixões que fazem com que passe a vida a contar os trocos...
O Benfica é a paixão que mais o faz sofrer... 10 anos é de facto muito tempo!!
Paris é sua cidade de eleição, onde gosta de passear, absorver e assimilar todo aquele clima de paixão, amor e erotismo...
O gel é mais do que uma paixão, é uma obcessão! Incapaz de sair de casa sem gel, gasta fortunas em frascos e frascos…
A tipografia é outra paixão! Letras, letras, letras, metas, bodonis, helvéticas, garamonds, morgans, dins... estão por todo o lado!
Ténis! Muitos… e cadernos pretos… alguns, todos eles eios, velhos, cheios de apontamentos, desenhos, sinalefas, histórias, recortes, fotos, matérias, curiosidades... Os meus cadernos que são como diários, que ninguém se atreva a tocar-lhes!!
A última paixão de que podemos falar é a Pandora.
A Pandora,... a Pandora... Ora a Pandora... é alguém muito especial que faz parte da sua vida e mais não digo, porque esse tema... nem sequer vos interessa!!

primeiro post

Há duas formas de viver a vida:
Uma é acreditar que não existem milagres.
A outra é acreditar que todas as coisas
são um milagre!


> Albert Einstein


Penso que seja uma boa forma de começar um blog... principalmente para quem não percebe nada destas modernices...